quarta-feira, 12 de maio de 2010

Digo,logo existo ;)




"A psicanálise substituiu o "Penso, logo existo", da filosofia de Descartes, pelo "Digo, logo existo". Com isso, ela enfatiza a importância do discurso para a auto percepção. Não é fácil aceitar o "Digo, logo existo", porque tanto a palavra nos escapa quanto tentamos fugir dela, fato de que a língua dá conta com vários provérbios. Entre eles, "O silêncio é de ouro" ou "O peixe morre pela boca".
O inconsciente, porém, faz e fala por nós. E, também disso, a língua dá conta com a frase "Ninguém é perfeito". Se atentássemos para o que a língua ensina em alguns de seus clichês, sofreríamos menos porque aceitaríamos a possibilidade de falhar. Em vez disso,nós insistimos no mito da perfeição. Caímos continuamente nessa armadilha do nosso imaginário, ao contrário de Sigmund Freud, o criador da psicanálise. Por ter aceito a imperfeição da condição humana, e ter se debruçado sobre essa realidade, ele abriu um caminho verdadeiramente novo e nos legou a possibilidade de nos curarmos de nós mesmos."
Texto de Betty Milan-O mito da perfeição.
---
O texto fala sobre pessoas que tentam se tornar melhores amigos,melhores alunos,melhores professores,melhore maridos...Só que esquecem de ser o melhor para si mesmo.
A fala é nosso maior dom,saber usa-la a nosso favor é muito importante.Fale,pois você tem direito de se expressar,mas não grite,pois seu vizinho tem direito de dormir.

2 comentários:

Alyne disse...

Hahahah...doreii o finalzim..Gostei do post, mais ja faz uns dias q vc tava enrolando seus leitores p postar algo néh Dona Gisele Martins.. hunhun.. Continuaa assim, vc ainda vai longee.. õ/ Sou sua leitora fiél viu! Bjãoo..

Unknown disse...

gostei muito do seu blog , eu acho q vai fazer muito sucesso se continuar assim!!!
Bjs.... de seu amigo Joubert